Versão
1.0
Autor
BizAgi Process Modeler.
Descrição
Processo Análise de Riscos da fase de Planejamento da Contratação de TI.
A Análise de Riscos está descrita no o art. 13. da IN 4/2014. Segundo este, “a Análise de Riscos será elaborada pela Equipe de Planejamento da Contratação”. Para isso, devem ser identificados os riscos que possam comprometer o sucesso da contratação e da gestão contratual e os riscos que impeçam a Solução de não alcançar os resultados que atendam às necessidades da Contratante. Para cada risco identificado, devem ser relacionados os potenciais danos que a ocorrência do evento relacionado ao risco pode provocar, bem como sua probabilidade. Para cada risco, também devem ser definidas as respectivas ações de prevenção e contingência, bem como seus responsáveis. “A Análise de Riscos será aprovada e assinada pela Equipe de Planejamento da Contratação”. [IN 4./2014, art. 13, § 2º] Vale ressaltar que a Análise de Riscos da contratação permeia todas as fases do processo de Planejamento da Contratação e deverá ser consolidada no documento final Análise de Riscos. [IN 4/2014, art. 13, § 1°]
Descrição
Objetivo: Avaliar o documento Análise de Riscos gerado no processo anterior (PCTI -P3.9).
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação. Entrada: Análise de Riscos. Saída: Análise de Riscos aprovada.
Descrição: Nesta atividade a Equipe de Planejamento da Contratação deverá avaliar o documento Análise de Riscos gerado na atividade anterior (PCTI-P3.9). Caso não seja aprovada, devem ser realizadas novamente as atividades necessárias para prover os devidos ajustes no documento, visando sua aprovação em nova análise.
Referências: IN 4./2014, art. 2º, inciso XV.; IN 4./2014, art. 13, § 2°.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;.;
ver artefato: Análise de Riscos.
Descrição
Objetivo: Identificar os riscos de não atendimento das necessidades da Contratante.
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Documento de Oficialização da Demanda, Estudo Técnico Preliminar da Contratação.
Saída: Riscos da Solução não Atender as às Necessidades
Descrição: Nesta atividade, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá identificar os principais riscos que possam fazer com que os serviços prestados ou os bens fornecidos não atendam às necessidades do órgão contratante, o que poderá resultar na necessidade da realização de uma nova contratação.
Referências: IN 4../2014, art. 2º, inciso XV.; IN 4./2014, art. 13, inciso II.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;
ver artefato: Documento de Oficialização da Demanda;
ver artefato: Estudo Técnico Preliminar da Contratação;
ver artefato: Análise de Riscos.
Descrição
Objetivo: Consolidar as informações para a geração do documento Análise de Riscos.
Responsáveis: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Riscos que Comprometem o Sucesso da Contratação, Riscos da Solução Não Atender as Necessidades, Relação: Risco x Probabilidade, Relação: Risco x Danos Potenciais, Ações Para Reduzir ou Eliminar as Chances de Ocorrências, Ações de Contingência.
Saída: Análise de Riscos.
Descrição: Nesta atividade, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá consolidar as informações geradas no processo Análise de Riscos (PCTI-P3) e gerar o artefato Análise de Riscos, o qual deverá conter: • identificação dos principais riscos que possam comprometer o sucesso do processo de contratação (PCTI-P3.1);
• identificação dos principais riscos que possam fazer com que os serviços prestados ou bens entregues não atendam às necessidades do contratante, podendo resultar em nova contratação (PCTI-P3.2);
• identificação das possibilidades de ocorrência e dos danos potenciais de cada risco identificado(PCTIP3.3e PCTI-P3.4);
• definição das ações a serem tomadas para reduzir ou eliminar as chances de ocorrência do evento (PCTI-P3.5);
• definição das ações de contingência a serem tomadas caso o risco se concretize (PCTI-P3.7);
• definição dos responsáveis pelas ações de prevenção dos riscos e dos procedimentos de contingência (PCTI-P3.6e PCTI-P3.8).
Referências: IN 4/2014, art. 2º, inciso XV. IN 4/2014, art. 13.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação.
ver artefato: Análise de Riscos.
Descrição
Objetivo: Definir as ações que devem ser executadas após a ocorrência dos eventos relacionados aos riscos.
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Relação “Risco x Danos Potenciais”.
Saída: Ações de Contingência. Descrição: Conforme art. 13, inciso V da IN 4./2014, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá definir as ações de contingência para os riscos identificados.
Referências: IN 4/2014, art. 2º, inciso XV. IN 4/2014, art. 13, inciso V.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;
ver artefato: Análise de Riscos.
Descrição
Objetivo: Definir os responsáveis por cada uma das ações de prevenção definidas na atividade anterior (PCTI-P3.5).
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Ações para Reduzir ou Eliminar as Chances de Ocorrência.
Saída: Ações para Reduzir ou Eliminar as Chances de Ocorrência Atualizadas com nome dos responsáveis.
Descrição: Nessa atividade, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá definir os responsáveis por cada uma das ações de prevenção definidas na atividade anterior.
Referências: IN 4./2014, art. 2º, inciso XV.; IN 4./2014, art. 13, inciso VI.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;.
ver artefato: Análise de Riscos.
Descrição
Objetivo: Definir os responsáveis por cada uma das ações de prevenção definidas na atividade anterior (PCTI-P3.5).
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Ações para Reduzir ou Eliminar as Chances de Ocorrência.
Saída: Ações para Reduzir ou Eliminar as Chances de Ocorrência Atualizadas com nome dos responsáveis.
Descrição: Nessa atividade, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá definir os responsáveis por cada uma das ações de prevenção definidas na atividade anterior.
Referências: IN 4./2014, art. 2º, inciso XV.; IN 4./2014, art. 13, inciso VI.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;.
ver artefato: Análise de Riscos.
Descrição
Objetivo: Definir as ações a serem tomadas para reduzir ou eliminar as chances de ocorrência dos eventos identificados.
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Riscos que Comprometem o Sucesso da Contratação, Riscos de Não Atendimento das Necessidades, Relação “Risco x Probabilidade”.
Saída: Ações para Reduzir ou Eliminar as Chances de Ocorrência.
Descrição: Nesta atividade, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá definir as ações a serem tomadas para reduzir ou eliminar as chances de ocorrência dos eventos relacionados aos riscos identificados nas atividades PCTI-P3.1 e PCTI-P3.2.
Referências: IN 4./2014, art. 2º, inciso XV.; IN 4./2014, art. 13, inciso IV.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;
ver artefato: Análise de Riscos.
Descrição
Objetivo: Mapear os danos potenciais de cada um dos eventos identificados nos riscos.
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Riscos que Comprometem o Sucesso da Contratação, Riscos de Não Atendimento das Necessidades.
Saída: Relação ‘Risco x Danos Potenciais’.
Descrição: Nesta atividade, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá mapear os danos potenciais de cada um dos eventos relacionados aos riscos identificados nas atividades PCTI-P3.1 e PCTI-P3.2. Referências: IN 4./2014, art. 2º, inciso XV.; IN 4./2014, art. 13, inciso III.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;
ver artefato: Análise de Riscos
Descrição
Objetivo: Identificar os riscos que comprometem o sucesso da contratação.
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Documento de Oficialização da Demanda, Estudo Técnico Preliminar da Contratação.
Saída: Riscos que Comprometam o Sucesso da Contratação.
Descrição: Nesta atividade, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá identificar os principais riscos que possam comprometer o sucesso do processo de contratação.
Referências: IN 4./2014, art. 2º, inciso XV; IN 4./2014, art. 13, inciso I.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;
ver artefato: Documento de Oficialização da Demanda;
ver artefato: Estudo Técnico Preliminar da Contratação;
ver artefato: Análise de Riscos.
Descrição
Objetivo: Definir a probabilidade de ocorrência de cada evento relacionado aos riscos identificados.
Responsável: Equipe de Planejamento da Contratação.
Entrada: Riscos que Comprometem o Sucesso da Contratação, Riscos de Não Atendimento das Necessidades.
Saída: Relação “Risco x Probabilidade”.
Descrição: A Equipe de Planejamento da Contratação deverá calcular a possibilidade de ocorrência de cada um dos eventos relacionados a cada risco identificado nas atividades anteriores (PCTI-P3.1 e PCTI -P3.2). Referências: IN 4./2014, art. 2º, inciso XV.; IN 4./2014, art. 13, inciso III.
ver ator: Equipe de Planejamento da Contratação;
ver artefato: Análise de Riscos.